top of page

Inglês e mais além #1

Foto do escritor: Alana DuarteAlana Duarte

Atualizado: 12 de mar. de 2020

Nesse primeiro post da série "Inglês e mais além", vamos ler um texto de um site que eu gosto muito, que é o Science Daily. Eu ainda não comentei sobre o que eu fiz pra conseguir 90 no reading na prova do PTE, mas já resolvi adiantar um dos métodos, que é a leitura minunciosa e diária de artigos mais científicos.



Antes de ir à fundo no que o texto quer dizer (meaning), eu foco em 5 coisas:

1. Uso de preposições

2. Uso de "collocations"

3. Vocabulário específico (no caso de hoje, sobre ENVIRONMENT)

4. Phrasal Verbs

5. Palavras novas


Segundo Felicity O'Dell and Michael McCarthy, autores do livro English Collocation in Use (advanced) - suuuuper recomendo esse livro! - , "Collocation means a natural combination of words; ir refers to the way English words are closely associated with each other. For example, pay and attention go together, as do commit and crime; blond goes with hair and heavy with rain". A gente tem muitas "collocations" em português também, mas nem todas tem uma tradução legal pro inglês. Por exemplo, "Eu cometi um erro" é como normalmente a gente fala em português. Mas em inglês, o correto é "I made a mistake" e não "I committed a mistake".


Já os phrasal verbs tem uma definição um pouco mais "complicada", mas basicamente eles também são uma combinação de duas ou mais palavras (verbo + outra(s) palavra(s) de outra classe gramatical), mas essa combinação pode mudar o sentido "normal" do verbo. Existem vááárias e vááárias "regrinhas" de phrasal verbs, mas isso é uma coisa que vem com o tempo, com muita leitura, prestando atenção na forma que as pessoas falam e tentando usar no dia-a-dia mesmo.


Alguns exemplos:

  • break down - Sorry, I'm late. The car broke down (= the engine stopped working).

  • look out - Look out! There's a car coming (= be careful).

Na gramática "English Grammar in Use - intermediate", de Raymond Murphy (que foi de onde eu tirei os exemplos acima) tem 9 unidades só sobre Phrasal Verbs, e tem livros específicos sobre isso também.


Ah, e outra dica... sempre que você tiver em dúvida se aquela combinação de palavras é mesmo um phrasal verb, olhe no dicionário online do Cambridge (aliás, eu adoro consultar qualquer palavra nesse dicionário - ele ainda te dá a pronúncia em inglês britânico e americano).

Exemplo de um phrasal verb lá no site do Cambridge Dictionary

Quando eu pego qualquer texto de um site, eu copio pro Word ou pro One Note (eu gosto mais do One Note) e, numa primeira leitura, vou grifando cada um daqueles 5 tópicos acima, de cores diferentes e criando minha legenda.

Por exemplo, no texto cima, eu coloquei amarelo pra PREPOSIÇÕES, roxo pra NOVAS PALAVRAS, rosa pra VOCABULÁRIO ESPECÍFICO, azul pra COLLOCATIONS e laranja pra PHRASAL VERBS. E aí eu vou colocando cada palavra ou junção de palavras numa tabelinha, mas no mesmo arquivo, porque dessa forma se eu esquecer dos seus significados, eu vou no texto e relembro (lembrando que o contexto muda alguns significados). Eu sempre leio mais de uma vez pra procurar mais collocations e etc, e minha última leitura é a de entender o que o texto quer passar.


Outra coisa que é importante falar, é que às vezes um mesmo verbo pede preposições diferentes, a depender do tipo de palavra que vem depois (por exemplo, affinity to e affinity for), então é bom tentar entender o porquê que isso acontece, olhando sempre o contexto da frase. E também sempre ir notando como as frases são montadas, que tipo de verbo geralmente vem depois de certas preposições (por exemplo, a way OF removING, livING / a way TO remove). De novo, essas particularidades vem com o tempo e com muita leitura.


Mesmo que você não entenda muito sobre o texto, por ser muito técnico, tente resumi-lo em uma frase, que pode até ser super genérica (deixe essa frase escrita próximo ao texto).

Por exemplo: "Nowadays, there are techniques that aim to remove carbon dioxide from air, which can help to fight against climate change."


Dessa forma, você usa algumas palavras que aprendeu no texto, ou tenta usar sinônimos e ainda fica com um repertório pra comentar ou dar como exemplo em um possível essay sobre environment.


Por falar em essay, se você quiser treinar escrever um sobre o tema e tentar colocar algo que você aprendeu no texto de hoje, aqui vai um tópico a ser desenvolvido:

"Environmental problems are too great to be managed by individuals so real change can only be achieved at government level".

To what extent do you agree or disagree with this statement? Support your point of view with reasons and/or examples from your own experience.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page