top of page

Treine e melhore seu speaking!

Foto do escritor: Alana DuarteAlana Duarte

Atualizado: 12 de mar. de 2020

Continuando com os posts sobre o PTE (se você ainda não leu o post anterior explicando minha jornada pra conseguir 79+ clique AQUI), hoje vou focar numas técnicas que me ajudaram a melhorar o speaking e que me fizeram ir do score 40 pro 90, que é a nota máxima.


A prova de speaking do PTE consiste em 5 tipos de questões (lembrando que existe a Personal Introduction no início da prova, mas que não conta pontos):

1. Read Aloud (6-7 questões)

2. Repeat Sentence (10-12 questões)

3. Describe Image (6-7 questões)

4. Re-tell Lecture (3-4 questões)

5. Answer Short Question (10-12 questões)


Esse LINK do próprio site da Pearson explica direitinho cada tipo de questão, inclusive com o tempo de resposta de cada uma.


Mas vamos lá pras dicas.


Depois de tanto pesquisar sobre PTE, conversar com professores e trocar de estratégias regularmente, eu descobri alguns tipos de questões que dão uma maior pontuação em cada sessão da prova. Isso não é nada oficial, foram apenas coisas que eu ouvi, li e testei. No caso do speaking, todas as questões são importantes, porém...


  • READ ALOUD é um tipo de questão que normalmente as pessoas subestimam, mas que dá alta pontuação pro speaking e pro READING!

  • REPEAT SENTENCE é o terror e muita gente, inclusive era o meu, e além de ser super importante pro speaking, é pro LISTENING também! Da mesma forma, o RE-TELL LECTURE soma bastante pontos no seu LISTENING.


Treine pra ser PERFEITO no READ ALOUD. Treine sua pronúncia, veja qual a sílaba acentuada (stressed syllable) de cada palavra e quais as stressed words da frase. Veja também as pausas que você tem que dar nas frases. Eu usei um livro que achei na minha escola de inglês (PTE Academic Test Builder - Macmillan) que tem vários exercícios de Read Aloud, inclusive os áudios - que na verdade é o que importa (grave você lendo o texto e depois compare com o áudio do livro). Eu comprei o livro oficial do PTE (Practice Test Plus), mas esse não vem com os áudios do Read Aloud. Outro livro que me ajudou muito também foi o English Pronunciation in Use (advanced), ele vem com muitas explicações de pronúncias e com 5 CDS de áudio!


Mas também existem opções para quem não quer ou não pode gastar dinheiro com livros. Já perto das últimas provas eu descobri um vídeo que me mostrou uma ferramenta legal do One Note, onde basicamente você digita os textos e eles serão lidos (com uma voz meio robótica). Essa ferramenta é útil pra você ouvir as stressed syllables de cada palavra, mas não pra acompanhar o ritmo (ups and downs) da frase.


Outra coisa que pode ser feita, é escolher uma parte de um texto do Ted Talks (pelo transcript do vídeo - não assista pelo You Tube) e prestar atenção como as pessoas dão ritmo à frase. Em praticamente todos os vídeos tem o transcript, então fica fácil de treinar Read Aloud por lá também.


Ted Talks

Você também pode usar esse método pra treinar Repeat Sentence. Peça pra alguém escolher uma frase aleatória de um vídeo então você repete. Eu fazia isso sozinha, mas não vale ler a frase antes hein... hehehe! Nesse tipo de questão, cada pessoa vai vendo um jeito de fixar as palavras na cabeça. No começo eu tentava escrever as primeiras letras de cada palavra, mas vi que não dava (eu consigo fazer isso em Write From Dictation, na sessão do Listening, mas é assunto pra outro post). Depois fui escrevendo umas palavras mais importantes na frase (as keywords). Mas depois eu tentei me concentrar totalmente na frase e foi o que deu certo. É questão de prática. Teve épocas que eu fazia umas 50 por dia. Tem muito vídeo com questões no YouTube. Com uma pesquisada rápida você acha muito material pra treinar. Mantenha uma tabela com os erros e acertos dessa questão (por exemplo, a frase tinha 15 palavras e você acertou 8) e você vai ver como você vai evoluir. IMPORTANTE! Você NÃO precisa acertar 100% de tudo pra tirar nota boa não... eu tive erros e ainda tirei 90 que é a pontuação máxima.


Describe Image é uma questão chatinha também, mas vá com calma. Assusta o fato de você ter que falar sobre a imagem por 40 segundos sem hesitar e você só terá 25 segundos pra pensar no que você vai falar. Isso também é prática. Assista esse vídeo AQUI do E2Language pra ter uma ideia do que falar em cada tipo de imagem (gráfico de linha, de barra, imagem, fluxograma...) e um template pra cada uma delas. Nem sempre esse template vai se encaixar, mas aos poucos você vai criando os seus. Divida os tipos de imagens e treine primeiro o que você gostaria de falar sobre aquele gráfico, sem tempo. Você pode até começar escrevendo ao invés de tentar falar logo de cara. Pesquise também vocabulário para gráficos (por exemplo, rise, increase, steady...), de imagens (background, on the top...) e por aí vai. Aos poucos você vai fazendo no tempo certo e sem ler. Repita até sair perfeito, e se grave sempre!


O mesmo serve pra Re-tell Lecture. Assista esse vídeo AQUI. Eu só acrescentaria que você também pode usar o Ted Talks pra treinar esse tipo de questão. Escolha um parágrafo do texto (e aí ele vai começar a rolar em vídeo). Se concentre, tome notas e comece a falar o que você entendeu (é por isso que essa questão é tão importante pro listening também). No vídeo linkado acima tem os templates e dicas pra fazer esse tipo de questão.


E pra Answer Short Questions, não há muito o que fazer a não ser as próprias questões (que, de novo, você vai achar muitas bem facilmente no YouTube). São perguntas de conhecimentos gerais, tipo um Quiz, e você também tem que ter um bom vocabulário, porque às vezes você até entende a pergunta mas não sabe o nome daquilo em inglês, então leia textos de vários temas sempre, pra expandir o vocabulário (que você já estará lendo enquanto estuda pro reading - darei dicas de reading em breve também) e faça muitas questões (anote aquelas que você não entendeu e as respostas que você não sabia).


Lembrando que também tem muita questão no site chinês que linkei no post anterior, mas que coloco AQUI novamente.


Ah, e eu treinava um pouco falando com a Siri também hahahaha! Além de ser engraçado, é um bom exercício pra saber se a máquina te entende (que é o que acontece no PTE).


Espero que ajude quem tá nessa luta e qualquer coisa é só perguntar! E se você tiver mais alguma coisa a acrescentar, feel free pra comentar! =)


See you!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page