top of page

Diário de Gravidez #4

Foto do escritor: Alana DuarteAlana Duarte

Atualizado: 12 de mai. de 2021

A semana 20 foi bem tranquila, de sintomas novos acho que só a dor nas costas que aumentou bastante e eu acho que comecei a sentir as contrações de Braxton Hicks (não tenho certeza). Foi também durante a semana 20 que conheci um canal muito bom no YouTube (em inglês), que tem informações valiosíssimas pras gravidinhas e mamães =) Se você se interessar, é só clicar AQUI! Tenho me informado bastante sobre amamentação e pós-parto também, pois acho que a gravidez é mais fácil de lidar do que essas outras duas fases que vem depois.


Na semana 21 os xixis ficaram mais frequentes, a barriga ficou mais pesadinha (e eu também hehehe) e bem maior! Minha barriga aumentou demais demais! A fome também tem aumentado (às vezes eu me controlo, às vezes não... mas agora eu tô mais tranquila em relação à isso), e as mexidinhas de Danilo têm ficado cada vez mais fortes e frequentes.


Como vocês viram no Diário de Gravidez #3, a gente começou a comprar umas roupinhas e todo fim de semana compramos uma coisinha pro enxoval. Estamos focados em comprar o que Danilo for usar entre 0 e 3 meses. Porque como pais de primeira viagem, a gente ainda não sabe bem qual tipo de roupinha a gente vai gostar mais ou que tipo o bebê vai se sentir mais confortável, então preferimos fazer dessa forma. Não vejo necessidade de comprar estoque das coisas (mas vamos ver como vai ficar mais pra frente com essa história de coronavírus), porque tem supermercado e farmácia em todo canto aqui, então fica fácil sair e comprar caso precise (e eu também tenho agonia de coisa acumulada). Estamos comprando algumas roupinhas de 3-6 meses, mas bem poucas. O enxoval dele tá super enxutinho, na verdade. Danilo também está ganhando muitos presentinhos, alguns vem por correio e outros vêm quando minha mãe e minha sogra vierem do Brasil no fim do ano. Minha mãe tá mandando fraldinhas de pano e de boca (ela costura e adora fazer essas coisinhas) e algumas roupinhas de 0-3 meses. Já minha sogra tá comprando umas roupinhas de 12 meses, então ela traz quando vier. Alguns deles estão nas fotinhas abaixo (mas não estão todos, hehehe).


Presentinhos da vovó Martha
Presentinhos da vovó Andrea
Presentinhos da tia Aline
Presentinhos da Bisa Norma, tia Rafa e tia Thamy

Uma coisa que eu tenho levado muito em consideração no enxoval é prestar atenção na época do ano. Aqui faz frio no inverno (batendo uns 2 graus de madrugada e 8 graus pelo dia bem na época que ele vai nascer) e dias de 40 graus no verão. Então pra agora é comprar roupinha quentinha, gorrinho, luvinhas, meias. O uso de cobertores pra dormir não é indicado, então estamos vendo também umas sleep bags pra ele usar durante o sono. Mas de qualquer forma, o aquecedor vai estar ligado nos dias mais frios.


Na semana 22, a preguiça voltou com tudo e eu comecei a ficar com falta de ar. Outra coisa que voltou foi o gosto ruim na boca... tudo que eu como fica aquele resquício meio ruim, sabe... Eu tinha muito isso até recentemente, depois parou e agora voltou, e não adianta escovar os dentes, hehehe... nada resolve. Em compensação sinto Danilo mexer pela barriga inteira! Ele não pára! =) A fome deu uma trégua, mas as dores na lombar ainda continuam, fora as dores pélvicas.


Essa semana também chegou presentinho de uma amiga por correio e compramos mais algumas coisinhas pra ele =)


Presentinho da titia Thamires

No primeiro dia da semana 23 nós compramos o bercinho, e estamos ansiosos pra montá-lo! Mas como vamos nos mudar mês que vem, temos que esperar. Sobre o quartinho, nossa decisão é que ele durma com a gente, pelo menos até os 6 meses (talvez mais, mas isso só saberemos depois). Então vamos criar o cantinho dele no nosso quarto. Não vemos necessidade de fazer quartinho pra ele agora, sendo que ele não iria usar.


Nessas últimas semanas também foi onde os números de infectados pelo coronavírus aumentou por aqui (e pelo mundo também), e algumas precauções estão sendo tomadas. Essa semana (na última quarta-feira, dia 18 de março) saiu um pronunciamento oficial do Primeiro Ministro dizendo que as escolas não serão fechadas e não foi feito nenhum pedido de isolamento, a não ser que a pessoa esteja apresentando sintomas ou voltou recentemente de uma viagem internacional. Algumas pessoas podem trabalhar de casa, aí depende do tipo de trabalho e da escolha de cada empresa. Apesar do "pânico" de alguns - principalmente nos supermercados - a vida por aqui está relativamente normal. Já estávamos ficando mais em casa mesmo, então não mudou muita coisa. Só estamos evitando aglomerações e paramos de andar de transporte público. [EDITADO] Hoje, 22 de março, saiu outro pronunciamento. Alguns lugares considerados "não-essenciais" serão fechados a partir da meia-noite de hoje, como academias, restaurantes, igrejas... Mas estou torcendo pras escolas serem fechadas também (por aqui por Western Austrália, ainda estão funcionando), pois isso me deixa um pouco apreensiva, já que Adriano ainda precisa ir pra escola.


De sintomas, a semana 23 só foi mais preguiçosa. A exaustão que eu senti no primeiro trimestre voltou um pouco, não importa quando tempo eu durma e o que eu faça, eu sempre tô exausta! hehehe Ontem, sábado (dia 21 de março) convidamos os padrinhos do Danilo (fizemos o convite por videoconferência mesmo... estava tudo certo deles virem jantar aqui em casa, mas os planos tiveram que mudar). Também cancelamos o chá de fraldas que aconteceria dia 04 de abril, junto com a comemoração do aniver do Adriano.


Acabei mudando a data minha consulta de 24 semanas. Ao invés de ser amanhã, dia 23/03, vai ser dia 30/03, na próxima segunda. Acho que volto por aqui nos Diários de Gravidez lá pelas 28 semanas, pois acho que daqui pra lá teremos mais novidades. =)


See you next time!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page