top of page
  • Foto do escritorAlana Duarte

Diário de Gravidez #6

Atualizado: 12 de mai. de 2021

No finalzinho do domingo de páscoa, dia que fiz 27 semanas (e eu já tinha terminado de escrever o post do Diário anterior) eu recebi uma mensagem de uma amiga que tá grávida quase to mesmo tempo que eu, perguntando se eu queria um bassinet (acho que o nome é "moisés" em português, aqueles bercinhos que ficam ao lado da cama), porque ela tinha ganhado dois! =) Fiquei super feliz!


Segunda-feira pós domingo de páscoa é feriado aqui na Austrália, e na terça eu recebi um e-mail da midwife, falando que meus níveis de ferro estavam baixos e ela passou uma suplementação. Eu fiz hemograma e um exame pra ver o ferro no mesmo dia que fiz o exame da glicose, mas esqueci de mencionar no Diário passado.


Sobre sintomas, na semana 27 a prisão de ventre se intensificou - eu já estava meio constipada antes, mas agora tá beeem frequente -, senti Danilo virando e mexendo muito e teve uma noite que não consegui dormir bem. Não tinha muita posição pra ficar, porque ou doía o quadril, ou a lombar ou a barriga ou eu ficava com falta de ar. Mas não é todo dia que eu me sinto assim, às vezes durmo super bem e as acordadas pra ir ao banheiro não me incomodam. Por falar nisso, outra coisa que se intensificou foram as idas ao banheiro. Azia é um sintoma novo e que eu sinto pelo menos umas duas vezes por dia.


Uma coisa chata e triste que aconteceu foi que as coisas que minha mãe tinha enviado (enxoval e presentinhos) não vão mais chegar aqui. A encomenda já estava em São Paulo para ser enviada pra cá, mas infelizmente teve que ser devolvida ao remetente. Ficamos todos tristes, mais pelo valor afetivo que material. Mas nessa semana mesmo fomos providenciar as coisas que estavam faltando do enxoval (que minha mãe daria) e umas coisinhas do quartinho dele. Logo logo tudo estará pronto =)



Comprinhas do dia 17 de abril: 6 muslin wraps (tipo fralda de pano, só que maior), 3 paninhos tipo cueiro, cabides, trocador e capas para o trocador, uma manta (blanket), cortador de unha, pomada de assadura (Sudocream) e uma sleep bag.

Compramos na Target e na Kmart.



Na semana 28 eu comecei a sentir meus pés coçando, principalmente durante à noite. Quando a gente vai pesquisar na internet, só vê coisas falando da Colestase Gestacional, e acaba se assustando com o que lê... Falei com minha médica e ela recomendou passar hidratante por uma semana e ver se melhoraria ou não, e se eu desenvolvia coceira nas mãos e no corpo. Assim fiz, e como não melhorou (também não piorou), mandei outro e-mail na semana seguinte (semana 29). No mesmo dia à tarde, a midwife me ligou pra perguntar se eu poderia fazer um exame de sangue no dia seguinte. Ela me explicou como seria, disse que eu teria que estar em jejum, tirar sangue, depois comer algo mais calórico e tirar sangue novamente dentro de 2h.


Tirando a coceira, a semana 28 foi bem tranquila... comecei a comer ameixa seca pra prisão de ventre e melhorou bastante! Também não tive azia nem muitos sintomas chatos, tirando a dor pélvica e a dor na lombar, que vai e vem. Nessa semana Adriano foi pegar o bercinho (o bassinet) que ganhamos da minha amiga, já lavei os paninhos dele e em breve reorganizaremos nosso quarto pra colocá-lo lá! =) E também estamos quase terminando de organizar o quartinho dele! Os quadrinhos já estão na parede! =)


Os quadrinhos que a gente fez
O bercinho que ganhamos da minha amiga

Ah, a malinha de maternidade dele também tá quase! Preparei os lookinhos e coloquei nos saquinhos já! =) Os saquinhos comprei na Ikea (minha mãe tinha feito os saquinhos, mas improvisei, já que não vão chegar...)


Exemplo de como eu organizei os lookinhos nos saquinhos

Sobre o coronavírus, nosso estado de Western Austrália está tendo poucos casos do vírus agora, incluindo vários dias sem nenhum caso. E isso tem feito o governo flexibilizar um pouco o isolamento social. Mas eu continuo aqui quietinha em casa, me prevenindo. Com 29 semanas eu e Adriano fomos tomar a vacina de gripe na farmácia e eu fiz aquele exame que expliquei lá em cima (pra saber se eu desenvolvi colestase).


Também no comecinho da semana 29, pedi umas coisas pelo Amazon. Tudo que eu compro eu pesquiso bastante tanto o melhor preço quanto os reviews e o custo-benefício. Dessa vez pedi itens de higiene pra o bebê que estavam mais baratos do que comprando aqui (pouca coisa mais barata, mas às vezes não tem tudo em uma loja só, aí pra evitar da gente ficar indo em um monte de loja, já pedi de uma vez o que tava faltando), e itens de amamentação e pós-parto. Quando chegar tudo eu faço um post pra mostrar! =)


E como a gente não teve chá de fraldas, começamos a comprar um pacote de fralda e um de lencinho umedecido toda semana. Estamos comprando de marcas variadas pra ver qual ele se adapta mais. =D


A semana 30 começou com a consulta na obstetra. Tava preocupada com o resultado do exame, mas graças a Deus deu tudo normal! Saí da sala da midwife feliz porque comigo está tudo bem, todos os exames normais! Depois entramos na sala da médica e dessa vez ela fez uma ultra bem mais demoradinha, explicou tudo pra gente. Falou que nesse estágio da gravidez, os bebês geralmente estão maiores do que o esperado, e que eles usam a circunferência da barriguinha deles pra saber o número de semanas, mas que isso não é muito preciso. Ele está com tamanho de um bebê de 34 semanas, e ela enfatizou que ele é um bebê grande e que definitivamente não é um "average baby" (um bebê "padrão"). Disse também que ele já está com a cabecinha pra baixo, bem no centro embaixo do umbigo e que não tem circular de cordão. Ela mostrou o rostinho dele em 3D pra gente, coisa mais linda meu gordinho que já tá com mais ou menos 2,4kg! Pela primeira vez conversamos sobre o parto, mas isso é uma coisa que não vou falar agora, falarei depois que ele nascer. =) Saímos super felizes da consulta, pois está tudo bem comigo e com ele! Ah, compramos mais umas coisinhas pra ele (paninhos de boca, lençóis do bassinet e duas blusinhas de frio - que o papai escolheu) antes da consulta =)


Foi também nessa consulta que pagamos a Planning Fee, que é uma taxa de "disponibilidade". Nos médicos que eu tinha feito a pesquisa logo que engravidei, essa taxa varia entre $2,500 e $2,800 e uma parte dela é reembolsável pelo Medicare ou pelo plano de saúde. Só que nessa época de coronavírus, alguns médicos diminuíram os valores das consultas e dessa taxa, então pagamos $1,000 e fomos reembolsados em $378.


Blusinhas de frio que compramos na Best & Less. $6,40 cada

Atrasei um pouquinho esse post (que geralmente posto nos domingos), porque queria falar dessa consulta de 30 semanas. A próxima será com 33, e volto com outro Diário depois dela.


See you next time!



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page