Com 16 semanas eu comecei a me sentir beeeem mais disposta, a ter quase nada de enjôo, a conseguir caminhar mais e a aproveitar melhor a gravidez! =D
Nessa semana eu tive consulta com minha midwife e obstetra. A consulta de fato é com a midwife, ela que faz tudo na verdade. A obstetra basicamente só olha o neném pelo ultrassom. Quando eu estava na salinha da midwife ela perguntou se eu queria saber o sexo e se eu queria um cartãozinho pra médica escrever e eu abrir em casa com meu marido. Achei fofinho e quis! Saí da sala da midwife com a requisição da segunda ultrassom morfológica (pra ser feita entre 18 e 20 semanas), com a autorização pra tomar a vacina Pertussis (que será dada na minha próxima consulta, pela própria midwife, e sem custo) e com vários potinhos e requisições de teste de urina, já que eu falei que tive infecção urinária. Um eu fiz lá mesmo e entreguei no laboratório. Ela me deu outro pra caso eu tivesse mais um episódio de infecção, já com a etiquetinha com o meu nome. E um outro pra eu levar na próxima consulta, só pra ela ver lá no consultório mesmo (esse não vai passar por laboratório, ela só olha rapidinho se tem alguma bactéria presente). No mais, ela disse que eu continuasse com o suco de cranberry que eu já tô tomando e que se eu quisesse, também poderia comprar um probiótico.
Durante a consulta fiz a ultra na sala da médica e dessa vez não vi absolutamente nada! Quando ela terminou, eu perguntei se ela tinha visto o sexo, porque eu não tinha conseguido identificar nada!! hahaha Ela falou que tinha visto sim, muito claramente! =D Apesar de depois ter dito que nesse estágio da gravidez ainda era só um palpite! Mandei mensagem pra Adriano pra dizer que ia abrir com ele quando ele chegasse em casa, mas depois ele me ligou e pediu pra eu abrir... e o resultado vocês já devem saber! =D
Os movimentos do baby vêm aumentando a cada dia, e nesse dia da consulta, Adriano conseguiu sentir duas vezes (até então ele não tinha conseguido). E desde então eu tenho sentido ele mexer todos os dias!
Dois dias antes de completar 17 semanas eu comecei a sentir umas dores do lado direito inferior da barriga. No começo não me preocupei, e eu achei que se eu saísse da cama e caminhasse ou passeasse melhoraria. A dor começou numa sexta. Sábado ficou pior e domingo pela manhã fui caminhar na praia. Domingo (o dia que eu fiz 17 semanas) de tardezinha eu senti uma piora e mandei um e-mail pra midwife (ela me deu uma listinha de números e um e-mail pra enviar caso eu tivesse alguma dúvida). Não quis ligar e mandei um e-mail. Dormi bem mal essa noite, mas na segunda-feira logo cedo a midwife me ligou e fez um monte de perguntas sobre como era essa dor e se eu tinha algum sangramento. Me deu uma bronquinha também porque eu deveria ter ligado e não mandado e-mail (I know...), mas falou que pelo o que eu estava descrevendo, é uma dor muscular muito comum de aparecer a partir do segundo trimestre, causada pelo aumento considerável do útero. Ela também falou que não é todo mundo que tem e que algumas mulheres sentem até o final da gestação. Recomendou repouso enquanto eu tiver a dor, e assim eu fiz. Notei que foi realmente melhorando se eu ficasse quietinha, então fiquei uns dias sem caminhar. Ela só alertou que dor nessa região só é preocupante quando existe sangramento, e graças a Deus eu não tive.
No finalzinho da semana 17, fomos no outlet ver umas roupas pra mim, porque nada estava me cabendo mais... Achei uns vestidinhos bem baratinhos (e lindinhos) e que acho que caberão por algum tempo ainda (pelo menos uns 2 meses, será?), e acabamos comprando a primeira roupinha do nosso bebê!!
A semana 18 foi na expectativa da ultrassom (aqui a ultrassom do segundo trimestre, ou Anatomy Scan, é feita entre as semanas 18 e 22), que estava marcada para o comecinho da semana 19. Voltei a caminhar e não senti mais dores, foi uma semana bem tranquila! =) Ah, notei que minha barriga aumentou significantemente, assim como a FOME!!
E enfim, na semana 19 fomos ver nosso bebê! Dessa vez Adriano pôde ir comigo e foi a primeira vez que ele ouviu o coraçãozinho ao vivo! Ele ficou bem emocionado! A médica radiologista foi logo perguntando se a gente queria saber o sexo, porque agora era a hora! A minha obstetra já tinha me falado na consulta de 16 semanas, mas me alertou dizendo que eu esperasse pra contar para as pessoas (o que não aconteceu, pois desde a semana 12 que as médicas falam que é menino e eu já tinha contado pra todo mundo hahaha). Só que claro que eu queria outra confirmação! E essa foi a primeira coisa que ela nos disse quando colocou o aparelhinho de ultrassom "sem dúvidas, é um menino!".
Se a ultra do primeiro trimestre já é emocionante, a do segundo nem se fala! Ela foi mostrando órgão por órgão, coisa mais fofa! E ele não parava quieto! Quando chega a hora do coraçãozinho a gente se derrete todo! A médica me avisou que o médico "chefe" lá da clínica ia entrar na sala pra olhar minha ultra, e ele entrou bem no comecinho. Os dois foram super simpáticos, falando que estava tudo bem (inclusive o médico falou em português 'está tudo bem', hahaha... olhou no tradutor), que estavam muito felizes com o que tinham visto. O médico me disse que pela ultrassom, eu estaria uma semana à frente, ou seja, com 20 semanas e 1 dia, mas também falou que não iria trocar a data provável de parto porque cada bebê se desenvolve de um jeito e ele vai nascer no tempo dele, mas que é um bebê grande! =)
Saímos da clínica bem felizes e cheios de fotinhos do *Danilo*! Passamos no shopping pra almoçar e compramos uns presentinhos pra ele!
Como hoje, domingo, dia 23 de fevereiro eu completo 20 semanas, o próximo diário de gravidez provavelmente será quando eu tiver terminando a vigésima quarta, que é quando eu tenho outra consulta com a obstetra. Mas até lá eu já tenho uns posts pensados pra ir ao ar aos domingos, inclusive com a minha lista de enxoval que eu terminei essa semana e com os tantos presentinhos que ele tem ganhado de amigos e familiares!
See you!
Comments