top of page
  • Foto do escritorAlana Duarte

O nascimento de Danilo

Atualizado: 12 de mai. de 2021

E finalmente o dia 30 de junho tinha chegado! O tão esperado dia de conhecer nosso filhote. A cesária (as razões pra gente ter escolhido a cesária estão no post anterior) estava marcada para as 14h, mas tínhamos que chegar ao hospital 11h da manhã. Fui instruída a fazer jejum desde a meia noite do dia anterior, mas a ansiedade não me deixou ter muita fome... E confesso que estava um pouco nervosa com a cirurgia também.


Última foto grávida em casa, prestes a ir pro hospital

Chegamos no Saint John of God exatamente às 11h e fomos para a recepção de cirurgias marcadas. Não lembro quanto tempo a gente esperou lá, talvez uns 40 minutos ou 1h. Lá a gente só precisou assinar uns papéis, esperamos mais um pouquinho e subimos para outra espera no primeiro andar do hospital.


Lá na sala de espera, assim que chegamos no hospital

Nesse "lounge" ficamos bem pouquinho tempo. Logo uma enfermeira veio nos chamar, me pesou e fomos pra uma salinha de pré-parto. Na salinha, ela me fez umas perguntas, também assinei uns papéis, eu e Adriano trocamos de roupa, eu fiz uns exames de sangue e a enfermeira colocou a meia de compressão em mim. Também não demoramos muito e Adriano foi rapidinho no carro pegar uma roupinha pra Danilo usar (eles só pediram 1 mesmo) e a máquina (que acabamos nem usando).

Na salinha pré-parto
Amei essa foto que Adriano tirou, minutos antes da gente ir pro centro cirúrgico

De lá me levaram na maca pra outra salinha, onde conheci a anestesista. No caminho eu vi minha médica, que me cumprimentou e Adriano em nenhum momento saiu do meu lado. Depois disso, fomos direto pro centro cirúrgico. E foi aí que eu comecei a ficar realmente nervosa. A anestesista veio falar comigo de novo, e eu fui ficando mais calma. Lembro que tava tocando uma musiquinha ambiente e fiquei feliz por poder ter música no parto, mesmo que não fosse as que eu tinha escolhido (eu tinha feito uma playlist caso fosse parto normal, mas como foi cesária eu nem perguntei se era possível).


A primeira coisa que a anestesista fez foi colocar o acesso na minha mão (que pra mim doeu mais do que a anestesia) e depois fomos pra anestesia. Adriano ficou na minha frente me abraçando e eu lembro que apertei muito ele... mais por medo do que por dor mesmo. Me deitaram, fecharam a cortininha na minha frente e a anestesista (Maya o nome dela) me falou que iam colocar o catéter em mim. Senti um desconforto, eu falei pra ela que tava doendo e ela pediu pra parar. Depois continuaram. Eu ainda tava sentindo, mas não era dor. A equipe veio até mim pra se apresentar, mas ainda não tinha visto minha médica.


Depois disso, ela perguntou se eu queria ouvir alguma música. Eu pedi pra Adriano colocar Anunciação (no Spotify dela), já que eu tinha ouvido a gravidez inteira! Eu não sabia exatamente a hora que ele ia nascer, porque não sentia muita coisa do peito pra baixo. Assim que começou a tocar Anunciação, eu comecei a chorar... não acreditava que aquele dia tinha chegado e começou a passar um filminho na minha cabeça. Depois tocou uma música que eu não conhecia, e toda hora a Maya perguntava se queria trocar... as próximas músicas (que tocaram aleatoriamente) foram: Ai que saudade D'ocê, Pagode Russo e Feira de Mangaio - essas duas últimas músicas não são minhas preferidas, mas deixei tocar (acho que não tocaram por inteiro, pedi pra trocar antes do fim) pra animar e fazer jus ao mês que ele escolheu pra nascer. Sim, porque mesmo sendo uma cesária, acredito que aquele foi o dia que ele tinha escolhido pra nascer. Uma coisa que esqueci de comentar e voltei aqui pra editar o post, foi que já tinha mecônio no líquido amniótico, então já estava na hora dele mesmo... Graças a Deus ele não chegou a aspirar e não precisou ir pra UTI, nasceu super saudável.



Em um certo momento, minha médica veio falar comigo e me disse que eu sentiria uma pressão nas costelas. Pelo que eu já tinha lido, isso era sinal de que Danilo tava chegando... Foi aí que Maya perguntou se eu queria ouvir outra coisa e pedi Hollow Coves, uma banda Australiana que eu adoro e ouvi minha gravidez todinha. "Coastline" começou a tocar e Danilo chegou! Às 14:11 do dia 30 de junho de 2020! Não lembro qual momento da música ele chegou, mas em frações de segundo Adriano olhou pra mim e disse: "É Dandinho, Gorda"! E foi aí que ouvi aquele choro forte e cheio de personalidade que escuto até hoje! =)



Comecei a chorar e vi que Adriano não sabia se ficava comigo ou se ia vê-lo. Eu disse pra ele ir vê-lo, ele foi lá do lado e logo voltou dizendo que ele tinha nascido com 4,180kg e 51cm. Em coisa de poucos minutos trouxeram ele pra mim e foi a sensação mais indescritível da vida. Literalmente indescritível, pois não sei nem colocar em palavras.



Depois que ele nasceu, foi tudo muito rápido, e eu tava muito calma. Nem pensei muito na cirurgia, mas sei que me costuraram muito rápido. Não senti dor, nem reações. Tive um pouco de frio no finalzinho, mas foi coisa de minutos.


Uma senhorinha enfermeira que tava do meu lado no centro cirúrgico veio me parabenizar e disse que eu era suuuuper calma! Foi ela quem pediu o celular de Adriano e tirou as fotos (algumas Adriano tirou, mas não sei quais) ! Ainda bem, porque deixou Adriano aproveitando todo o momento e só tirou fotos espontâneas nossas... ela conseguiu capturar aqueles momentos com muita sensibilidade.


Depois que colocaram ele no meu colo, levaram ele por alguns minutos e trouxeram ele de volta, enroladinho com um cobertor térmico. Dessa vez ele ficou comigo e fomos juntos pra salinha de recuperação. Fomos nós três. Lá na salinha foi tudo super rápido. Colocaram ele no meu peito e fizeram uns testes com gelo pra saber onde eu tava sentindo. Acho que ficamos só uns 15 minutos lá, se eu não estiver enganada. Logo depois fomos pro quarto e falo mais em outro post, porque esse aqui já tá grande demais!

Meu parto foi melhor do que eu imaginei! Não fiquei sozinha nem um minuto, Adriano estava sempre comigo e Danilo não saiu de perto da gente em nenhum momento. Com certeza a anestesista também teve um papel fundamental na humanização do meu parto, me tranquilizando e colocando música. Adriano então, nem se fala... o tempo todo do meu lado e conversando comigo. Toda a equipe foi maravilhosa. Todos eles vieram se apresentar no início da cirurgia e me parabenizar no final. Eu não poderia ter tido parto melhor, e quando lá atrás eu rezei pedindo um parto tranquilo, eu nem imaginava que Deus ia me dar um parto perfeito. Foi lindo!





86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page