top of page
  • Foto do escritorAlana Duarte

Meu "pré" relato de parto

Atualizado: 12 de mai. de 2021

Antes de começar a escrever meu relato de parto, vou voltar um pouco na consulta de 30 semanas (se você não leu, clique AQUI). Nessa consulta falamos pela primeira vez sobre parto com a médica. Com 30 semanas, Danilo já estava com tamanho de 34 (33+6) e com aproximadamente 2,4kg. Ela disse que se ele chegasse a 40 semanas, provavelmente chegaria a 3,8kg (eu inclusive já tinha comentado em outro Diário, que na ultra de 19 semanas - a morfológica - o médico também tinha me dito que a previsão de peso seria de 3,8kg, ou seja, ele já estava grande desde o início). SPOILER... Ele chegou com 38 semanas pesando mais que 3,8kg!



Danilo na ultra de 36 semanas =)

Na consulta eu perguntei se o fato dele estar grande era indicativo dele nascer antes do tempo, e ela falou que não, que ele só é um bebê grande. Depois perguntei se daria pra fazer parto normal mesmo com ele assim tão grande e então ela disse que eu poderia ter o parto que eu quisesse, mas que só mais perto a gente ia ver o peso dele com mais precisão, já que naquela altura da gravidez muitos bebês são maiores do que a idade gestacional. Porém, disse que o parto de um bebê grande pode ser mais doloroso e demorado, especialmente pra quem não é grande como eu. De qualquer forma, ela falou que mesmo se ele chegasse a 36 semanas com o peso de um neném de 40, não existiria a possibilidade de fazer uma cesária eletiva nessa altura caso eu quisesse (já que o neném ainda seria prematuro). Que o recomendado é esperar eu entrar em trabalho de parto e ver como meu corpo reagiria, e então ter certeza do tamanho dele e decidir ou se continuaria com o parto normal (que poderia ter um número maior de intervenções) ou se aconteceria a cesária, que inclusive podia ser eletiva a partir de 38 semanas. Escolha minha, caso tudo estivesse dentro dos conformes. Qualquer coisa "errada", é papel da médica prezar pela saúde dos pacientes.


Desde do início da gravidez eu queria ter parto normal, mas sempre me informei sobre a cesária e a indução, porque não queria criar tanta expectativa sobre o parto. Nessa consulta de 30 semanas, mesmo com a possibilidade maior de uma cesária, eu saí feliz do consultório porque eu e Danilo estávamos bem e saudáveis e o parto em si é só uma parte do processo de tê-lo em nossos braços, então fiquei bem tranquila em relação à isso. Pra mim o "gestar" sempre foi mais importante que o parto. O processo de gerar uma vida é incomparável com qualquer outra coisa no mundo.


Na consulta de 33 semanas, Danilo estava com 2,8kg e na de 36 semanas, com 3,8kg... Ou seja, ele já havia chegado no peso previsto para nascer, mas ainda estava com 36 semanas apenas... Eu e Adriano já tínhamos conversado que caso ele chegasse a 4kg, a gente optaria por uma cesária (melhor uma cesária planejada do que uma de emergência). Conversamos com a médica e saímos do consultório com uma idéia de data do parto pra primeira semana de julho e esperei a confirmação da data. Não vou mentir que nesse dia fiquei meio frustrada, mesmo já tendo na minha cabeça que isso poderia vir a acontecer. Mas ao mesmo tempo, não sou daquelas pessoas radicais que arriscam tudo por um parto normal... Dias antes eu tinha rezado e pedido um parto tranquilo e sem intercorrências e acreditei que o melhor seria feito por mim e por Danilo. Na minha última consulta, com 37 semanas, como falei no post anterior, marcamos a data da cesária (se você ainda não leu, clique AQUI). Isso foi numa sexta, e na terça, dia 30 de junho, ele nasceu!



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page